Kelpie, o cavalo da água

kelpie

Arte: Kelpie, de lunarblues

Você é um viajante que caminha ao longo de um rio. Surgido do meio da neblina, há um belíssimo cavalo negro perto da margem. Ele é o animal mais incrível que você já viu na vida, e lhe olha com mansos olhos castanhos, como se lhe convidasse para uma agradável cavalgada. Nessa situação, você:

  • A) O acaricia;
  • B) Sobe em suas costas para conseguir uma carona;
  • C) Corre!!!

Se você respondeu C, meus parabéns, pois você acaba de escapar de uma morte horrível. Os kelpies são criaturas do folclore escocês famosas por aparecerem como belos cavalos negros (brancos em algumas versões da lenda) e atraírem viajantes e crianças para dentro do rio. Suas vítimas são afogadas e devoradas, exceto pelo fígado (ou coração, novamente dependendo da versão que você encontrar).

Há também histórias de kelpies que adquirem forma humana e sequestram jovens garotas para toma-las como esposas. Nesses casos, sua verdadeira natureza é denunciada pela presença de algas presas aos seus cabelos negros.

Ok. Mas como escapar dessa criatura maligna?

Dizem que seu poder está contido nas rédeas. Se você retirá-las, e colocar rédeas de couro nele, terá o kelpie sob seu controle, e ele trabalhará para você com a força de 10 cavalos (ou durante 10 anos, dependendo da… você já entendeu). Porém, nada garante que ele não vá se vingar na primeira oportunidade.

A maioria das histórias sobre kelpies têm um ar sombrio, de terror, do tipo que é contada perto do fogo em noites de tempestade. Há, entretanto, uma exceção. Existe uma lenda escocesa sobre um kelpie que falha em ir para Tir nan Og com o resto do povo das fadas, e, por isso, sobe à superfície para procurar por uma esposa humana. Ao tentar cortejar uma garota esperta, é capturado e forçado a trabalhar na fazenda do pai dela, e as pessoas lhe ensinam sobre compaixão. No final, ele aprende a amar de verdade.

Foi nessa lenda que eu me baseei ao escrever meu romance O segredo do kelpie, que será lançado na Bienal do Rio e pode ser adquirido diretamente com a Editora Draco (com frete grátis para todo o Brasil!). Dê uma conferida na sinopse aqui! 🙂

Os kelpies de hoje

Na light novel Hakushaku to Yousei, de Mizue Tani, assim como no anime que a série originou, há um kelpie como personagem importante. Ele se mantém bastante fiel às lendas antigas, embora a autora tenha acrescentado algumas características novas, como a habilidade de se transportar por meio de locais com água, como fontes. Na história, o kelpie alega ter se apaixonado pela protagonista, mas ela o enrola dizendo que só irá aceitar o seu pedido de casamento caso ele lhe traga a lua como presente. E não é que ele topa o desafio?

kelpie earl and fairy

Kelpie de Hakushaku to Yousei

Em relação a jogos, há cartas de Magic com kelpies, mas as que eu vi não tinham nada a ver com cavalos, embora fossem monstros relacionados à água.

O romance A Corrida de Escorpião, de Maggie Stiefvater, baseou seus cavalos d’água nas lendas de kelpies. Nessa história, eles não adquirem aparência humana, e são animais terríveis e ensandecidos que aparecem em uma ilha para devorar seus habitantes. Apesar de temê-los, os moradores da ilha os capturam para realizar uma grande corrida mortal todo ano.

Por fim, temos O segredo do kelpie de Aya Imaeda, em que o kelpie nos conta a sua história ele mesmo. Escolhi me manter fiel às lendas, ao mesmo tempo em que acrescentava um toque ou outro meu.

Conhece outras lendas envolvendo cavalos d’água? Deixe-me saber pelos comentários!

 

Anúncios

Um comentário em “Kelpie, o cavalo da água

  1. […] site da autora, a Toca do Fenrir, ela te dá a oportunidade de refletir sobre como seria o resultado do seu encontro com o kelpie. […]

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s