Top 7 demônios favoritos da ficção

Demônio - Wand of Fortune

Personagem do jogo Wand of Fortune

Eu gosto bastante de histórias com demônios, sejam eles os clássicos sedutores e cruéis, ou mesmo os inesperadamente bonzinhos. Eis os meus preferidos:

7 – Luci, de Um Sábado Qualquer

Um sábado qualquer - carlos ruas

Se você ainda não conhece as tirinhas do Carlos Ruas, recomendo que dê uma olhada. Nelas, os personagens bíblicos são retratados com muito bom humor e senso crítico. O Luci (ou Luciraldo) é ninguém menos do que Lúcifer, apesar da aparência de raposa. Ele vive servindo de bode expiatório, mas, na verdade, é um cara bem legal, e o inferno parece bem mais divertido do que o céu.

6 – Luka Crosszeria, de Uragiri wa boku no namae wo shitteiru

Luka - Uraboku

Luka é um dos demônios mais poderosos que existem, e pertence à elite de sua espécie. Em meio à guerra entre humanos e demônios, ele se apaixonou por uma das humanas contra quem lutava. Quando ela morre, Luka espera que a alma dela reencarne, apenas para descobrir que a danada resolveu reencarnar como homem (porque esse anime é shounen-ai, gente).

5 – Maou, de Hataraku Maou-sama!

hataraku maou-sama!

Maou Satã, o Rei Demônio de outra dimensão, veio parar no Japão contemporâneo na companhia de um de seus fiéis generais. Neste mundo sem magia, eles perdem boa parte de seus poderes e precisam se virar como humanos comuns. Maou arranja um emprego no MgRonald e acaba cada vez mais envolvido em ser um ótimo funcionário e subir de carreira até dominar o mundo. O contraste entre o temível Rei Demônio e o dedicado funcionário de rede de fast food ficou muito divertido.

4 – Hozuki, de Hozuki no Reitetsu

Hozuki no reitetsu

Tá, na verdade ele é um oni, criatura do folclore japonês, mas acho que corresponde mais ou menos aos demônios europeus. Hozuki é o impiedoso e muitíssimo competente braço direito do Enma, rei do inferno japonês. Ele garante que todos os 272 departamentos do inferno funcionem com a disciplina rigorosa de uma empresa japonesa, e não poupa nem o seu superior.

3 – Shaytan, de Seisen no Iberia

Seisen no Iberia - Sound Horizon

Este personagem é de um CD da banda Sound Horizon, que eu adoro de paixão. Shaytan foi despertado pela voz de Layla, uma garota que perdeu tudo que amava e foi morta em meio à Guerra Santa na Península Ibérica sem nem ao menos saber a qual lado deveria odiar (“Quem roubou meu pai de mim foram as pessoas da Bíblia. Quem roubou minha mãe de mim foram os irmãos do Alcorão.”). Os dois formam um pacto em que Layla compartilhará da eternidade com Shaytan, e ele destruirá tudo aquilo que ela odeia. Adoro a atitude dele de “Humanos, vocês continuam a matar seus próprios irmãos? O seu inimigo sou eu!”.

2 – Rin Okumura, de Ao no Exorcist

Ao no exorcist

O Rin é um amor! Filho de Satã com uma humana, foi criado como um humano normal, mas nunca conseguiu se ajustar. Quando seu pai adotivo é morto por Satã, o Rin resolve se tornar um exorcista para acabar com Satã. Ele é um tanto impulsivo e cabeça-dura, mas, ao contrário de outros protagonistas de shounen, não é nenhum idiota (exceto em relação aos estudos). O Rin é também um amigo leal e um ótimo cozinheiro.

1 – Sebastian Michaelis, de Kuroshitsuji

Sebastian Michaelis - Black Butler

O primeiro lugar não poderia ser de outro.

O demônio mordomo favorito de todos os tempos deve servir a Ciel Phamtomhive, um conde de 12 anos, e obedecer a todas as suas ordens até que a vingança contra as pessoas que assassinaram os pais de Ciel seja consumada. No momento em que isso acontecer, Sebastian devorará a alma dele.

Apesar da 2ª temporada do anime (que não segue o mangá) ter tentado dar uma romantizada na história, o Sebastian é mesmo um demônio. Não é nada bonzinho como o Luci ou o Rin. Ele é capaz de matar com elegantes facas de prata e com um sorriso no rosto, e não poderia sentir mais desprezo pelos humanos. Mas, por outro lado, é apaixonado por gatos. Tem como não amar?


Engraçado que quase todos os demônios citados são de produções japonesas. Não sei se os japoneses gostam mais de demônios, ou se eu é que estou por fora de filmes e livros ocidentais que os envolvam. O único livro que me veio à mente foi Halo, de Alexandra Adornetto, mas eu nem gostei tanto assim, e pareceu errado colocar o demônio cujo nome nem lembro na mesma lista que o Sebastian.

E você? Quais os seus demônios favoritos? Se tiver algum livro para me recomendar, eu agradeço!

Podem lhe interessar: Resenha do live action de Kuroshitsuji; Top 7 shinigamis preferidos da ficção.

Deixe um comentário